Latest On The Conservation Gateway

A well-managed and operational Conservation Gateway is in our future! Marketing, Conservation, and Science have partnered on a plan to rebuild the Gateway into the organization’s enterprise content management system (AEM), with a planned launch of a minimal viable product in late 2024. If you’re interested in learning more about the project, reach out to megan.sheehan@tnc.org for more info!

Welcome to Conservation Gateway

The Gateway is for the conservation practitioner, scientist and decision-maker. Here we share the best and most up-to-date information we use to inform our work at The Nature Conservancy.

Melhoria na prática da conservação por meio de investimento no monitoramento da eficiência das estratégias

Montambault, Jensen; Groves, Craig
10/19/2010
link DOWNLOAD FILE: DOWNLOAD FILE (127K)

Monitoramento é um investimento que a The Nature Conservancy (TNC) faz em muitos de seus projetos de conservação. O monitoramento pode demonstrar o sucesso de nossas melhores estratégias ou, como alternativa, indicar a necessidade de uma mudança de estratégia quando os resultados pretendidos não são atingidos. Historicamente, a TNC concentrou a maioria de seus esforços de monitoramento avaliando a condição de alvos de conservação protegidos em reservas naturais. Conforme crescemos e amadurecemos como organização, ampliamos nossos esforços de monitoramento para incluir medidas de eficiência de estratégias (SEM – strategy effectiveness measures). O investimento em SEM deve ser balanceado com outras atividades que podem ser feitas com os mesmos recursos. Neste documento, mostramos algumas diretrizes norteadoras para a tomada de decisão de quanto investir em SEM. Os fatores-chave são os potenciais de risco para a organização (ecológico, reputacional, legal e risco da incerteza) e influência (potencial para multiplicação e/ou aprendizado institucional). Usamos exemplos concretos para ilustrar a interação entre os fatores de custo de monitoramento, que varia de investimentos mínimos (U$100.000/ano)3.
Apesar de decisões de gestão tomadas sem métodos científicos nem dados poderem se tornar boas, a aplicação de SEM liga às decisões às melhores evidências disponíveis, cujas naturezas dependem das circunstâncias. Por exemplo, em um projeto de baixo risco, os gestores poderiam tomar boas decisões sobre a eficiência da recuperação de um rio, baseando-se em uma série de fotografias (um investimento em monitoramento relativamente modesto). Por outro lado, caso os gestores precisassem provar perante um tribunal de justiça que suas atividades de recuperação causaram um benefício específico para humanos ou salmões, tais como fluxo sazonal ou melhoria no suprimento
de água, eles poderiam exigir um projeto experimental robusto e medidas quantitativas detalhadas sobre a qualidade de água e fluxos para o mesmo curso de água (um investimento em monitoramento mais significativo).
Em muitos casos, não estamos apenas preocupados com os resultados específicos do projeto ou do local, mas com as generalizações sobre as estratégias. Na média, o café cultivado na sombra ajuda a conservar a biodiversidade? Para tal generalização em escala global, comparamos sistematicamente os resultados em muitos locais e combinamos os resultados de modo que guiem investimentos gerais para a estratégia. Sendo uma organização com numerosos projetos em muitos locais, a TNC tem uma grande oportunidade de contribuir com a aprendizagem global sobre estratégias de conservação por meio dessas revisões sistemáticas que são chamadas meta-análises ou conservação baseada em evidências. Pode haver limites de capacidade, financiamento, ecológico ou espaço em relação ao monitoramento conduzido em locais distintos. Se os fundos da TNC são investidos em monitoramento, então os protocolos deveriam seguir os melhores princípios científicos possíveis em certas circunstâncias. Dessa maneira, os resultados de monitoramento obtidos em cada local, podem tornar-se uma informação crítica e integrar uma análise mais ampla, contribuindo assim para a melhoria da prática conservação global.

GO BACK »